Feira do Livro de Leipzig entrega prêmios

Nesta quinta-feira (17), aconteceu, durante o segundo dia da Feira do Livro de Leipizig, na cidade alemã, a entrega dos prêmios para os autores e tradutores alemães, além de um evento voltado apenas para a literatura infanto–juvenil, realizado pela Associação das Editoras Infanto-Juvenis – AVJ.


O prêmio principal do dia foi para o autor Clemens J. Setzt na categoria belas letras com o livro “O amor nos tempos da criança de Mahlstadt”. Segundo o júri, presidido por Verena Auffermann, os critérios da escolha foram a ousadia do design, a originalidade da linguagem e a coerência no conceito que criaram uma história original e chocante.


Já na categoria não-ficção, o ganhador foi Henning Ritter com o livro “Caderno de anotações”, uma coletânea que reúne histórias pessoais cercando a pergunta “O que pesa mais, fracasso moral ou intelectual?”.


Na categoria de tradução, Barbara Conrad foi premiada por seu trabalho com o livro de Léon Tolstói, Guerra e Paz. Segundo os juízes, Conrad conseguiu, em sua versão, captar o formato bruto do escritor russo sem perder a elegância artística da obra.


O prêmio da Feira do Livro de Leipzig 2011, em sua sétima edição, recebeu, no total, inscrições de 131 editoras e 480 títulos. O júri, formado por sete especialistas, elegeu cinco indicados em cada categoria para a premiação final.


Paralelamente ao evento principal aconteceu também a entrega de prêmios para as livrarias infanto-juvenis e suas iniciativas para incentivar a leitura entre os jovens. O primeiro lugar ficou com a livraria Heine für Kleine da cidade de Verden com o projeto “Jogadores de futebol como exemplo de leitor”.


Feira do Livro de Leipizig 2011


O evento acontece de 17 a 20 de março e conta com mais de 2,1 mil expositores. Com o objetivo de estimular a leitura entre jovens a Feira também promove shows, workshops e um festival literário por toda cidade. Além disso, empresários da área editorial procuram atrair recém-formados com treinamentos, discussões e testes vocacionais.

Divulgação/Leipziger Messe
Divulgação/Leipziger Messe