A edição de 2012 da Feira Industrial de Hannover, realizada entre os dias 23 e 27 de abril, recebeu mais de 190 mil visitantes e 5 mil empresas expositoras de 69 países. Tendo como tema a Greentelligence, ou “inteligência verde”, o evento contou com a participação de 135 empresas e entidades brasileiras.
"Nesse momento, em que a atenção está muito voltada para o Brasil, sentimos a relevância da participação das empresas brasileiras nessa que é a maior vitrine industrial do mundo", afirma Brena Bäumle, diretora da Hannover Fairs do Brasil, representante da feira no País. De acordo com ela, as organizações e entidades brasileiras que estiveram presentes na feira, além de poderem fazer contatos comerciais, participaram de vários eventos paralelos em Hannover, como reuniões e discussões sobre as oportunidades de negócios e investimentos no Brasil.
Para Kurt Ziegler, supervisor do Centro Internacional de Negócios do Rio Grande do Sul (CIN-RS) e coordenador da missão empresarial brasileira prospectiva à feira, a Hannover Messe 2012 foi bem organizada e houve facilidade nos contatos, com informações acessíveis e mostra de tecnologias avançadas. "O grande diferencial da feira é que, aqui, as tecnologias apresentadas são voltadas para a alta eficiência. Contar com mais rapidez, precisão e economia de energia para fazer um produto é o que garante às empresas mais produtividade e competitividade", resume ele.
Estreantes e veteranos
Com sede em São Luís, no Maranhão, a Artec foi pela primeira vez ao evento e ficou satisfeita com a repercussão do Sislog – sistema de localização de ônibus urbanos que tem no baixo custo o seu diferencial. "Participar da Hannover Messe e ter a oportunidade de divulgar o Sislog para a comunidade cientifica e tecnológica mundial presente na feira foi, sem dúvida, uma experiência incrível, já que o projeto é plenamente aplicável a diversas realidades nos âmbitos social e empresarial", diz Márcio Lima, membro do grupo de pesquisa da Artec.
A catarinense e também estreante JPrayon & Partners Brasil, cujo foco é auxiliar empresas estrangeiras de pequeno e médio porte a investirem no Brasil, ficou surpresa com a quantidade e qualidade dos visitantes no seu estande. "O Brasil está em uma fase muito propícia a investimentos externos e muitas empresas europeias tem tido conhecimento deste boom. Certamente estaremos na edição de 2013, com o objetivo de estreitar e ampliar os contatos até agora obtidos", afirmou o CEO da consultoria, Jean Prayon.
Já a veterana Kels, de Arthur Nogueira (SP), é voltada para a fabricação de produtos metalúrgicos, e participa da Hannover Messe desde o ano 2000, onde iniciou as atividades de exportação. "Hoje, 12 anos depois, as exportações – para mais de 20 países – representam 30% do faturamento da empresa", informa Rafael Marcussi, supervisor de vendas.
Em 2013, a Hannover Messe acontecerá de 8 a 12 de abril.