International FoodTec Brasil 2014

A Koelnmesse e a Hannover Fairs Sulamerica (representante no Brasil da Deutsche Messe AG) lançaram, nesta quarta-feira (14), a International FoodTec Brasil 2014 (IFTB), Feira Internacional de Fornecedores para a Indústria de Alimentos. Inspirado na Anuga FoodTec, realizada bienalmente pela Koelnmesse em Colônia, o evento brasileiro acontecerá de 5 a 7 de agosto do ano que vem, em Curitiba, e terá como foco as indústrias de carnes, aves, peixe e queijo.

Esta será a primeira feira que a Koelnmesse realiza no Brasil depois de uma década – a empresa organizou a Quimtec, voltada ao setor químico, juntamente com a Francal no início dos anos 2000. “O Brasil é, decididamente, um país em ascensão, muitos players da indústria mundial querem vir para cá e precisam de parcerias para iniciar seus negócios aqui. Faremos uma feira com os padrões da Koelnmesse, adaptados ao mercado e à cultura brasileiros, para aproximar a indústria internacional das empresas e dos visitantes nacionais e regionais”, disse ao Brasil Alemanha News o chefe da unidade de negócios Feiras Internacionais da Koenlmesse, Denis Steker, durante o lançamento da IFTB em São Paulo. Contando com a nova edição brasileira, a empresa organiza 21 feiras especializadas no setor alimentício em seis países.

O caráter internacional da FoodTec Brasil também foi destacado por Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs Sulamerica: “Queremos transformar a IFTB em uma feira de padrão internacional, de tal maneira que, por exemplo, os expositores que participam da Anuga FoodTec, em Colônia, tenham aqui o mesmo patamar de qualidade, de infraestrutura e de apoio que eles têm na Alemanha”.

Expectativas

A expectativa é que a primeira edição do evento receba cerca de 10 mil visitantes e tenha entre 80 e 100 expositores. Dezoito deles já estão confirmados: foi de um grupo de quase duas dezenas de grandes fornecedores do setor de tecnologia para a indústria alimentícia que surgiu a ideia de realizar a feira.

De acordo com Edson Bittencourt, diretor superintendente da Bettcher do Brasil (uma das empresas do grupo idealizador), o Brasil tinha a carência de uma feira no setor que atendesse melhor às necessidades dos expositores e de seus clientes. “Nossa expectativa é que a FoodTec Brasil se torne a feira definitiva do setor, a mais importante e mais atrativa do mercado. Queremos trazer aos clientes inovações, novas tecnologias e informações de ponta”, afirmou.

Segundo os organizadores da feira, Curitiba foi escolhida por ser a quarta maior região econômica do Brasil e, ao mesmo tempo, centro industrial de processamento de carnes do País. O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo e possui o maior rebanho de gado comercial (com cerca de 200 milhões de cabeças). O País é ainda o maior exportador mundial de carne bovina e de aves.

Photo: Koelnmesse
Photo: Koelnmesse