De acordo com a promotora de feiras alemã Koelnmesse, o ano passado foi um marco em sua história corporativa. “Em 2013 o volume de negócios da companhia alemã foi de cerca de € 280 milhões, um nível considerado recorde em relação aos anos anteriores, diante do panorama econômico europeu”, afirma Brena Bäumle, diretora da Bäumle Organização de Feiras, representante oficial da Koelnmesse no Brasil.
Segundo ela, o número de eventos também excedeu significativamente a média do setor e um total de 89 feiras e exposições foram realizadas pela promotora, sendo 62 eventos da própria Koelnmesse, na cidade de Colônia, e 27 no exterior, viabilizados através de parceiros locais. “Algumas feiras foram expandidas e o volume de negócios aumentou em média cerca de 10% comparativamente às edições anteriores”, informa.
A perspectiva da Koelnmesse, de acordo com a executiva, é de que em 2015 o volume de negócios da companhia atinja a cifra de € 300 milhões. “A empresa é líder no segmento de eventos para o mercado de alimentos e bebidas e também para mais de 25 setores comerciais, portanto, esta é uma projeção bastante razoável”, destaca Brena.
As feiras da Koelnmesse recebem mais de 2,7 milhões de visitantes, de 220 países. No total, 44 mil empresas, de 125 países, participam como expositoras nos eventos de Colônia.
Feiras líderes e presença brasileira
Os resultados alcançados pela Koelnmesse no ano passado devem-se, em grande parte, ao desempenho de eventos consagrados como a IMM – Feira Líder Mundial de Mobiliário/LivingKitchen – Exposição Internacional de Cozinhas, que receberam 142 mil visitantes profissionais; Interzum – Feira Internacional da Indústria de Móveis, que registrou aumento de cerca de 10% no número de expositores reunindo mais de 1,5 mil fornecedores, de 62 países; Gamescom – o maior evento de games da Europa, que teve um total de 340 mil visitantes (aumento de 28%); IDS – International Dental Show/Exposição Internacional de Odontologia, com um recorde de 2.058 expositores, de 56 países e mais de 125 mil visitantes, de 149 países; e Anuga – maior feira mundial da indústria alimentícia, com a participação de mais de 6,7 mil empresas expositoras.
“Por serem feiras ícones em seus segmentos, esses e outros eventos da Koelnmesse recebem tradicionalmente expositores e visitantes brasileiros”, conta Brena. Como exemplo, ela destaca o International Dental Show (IDS), cuja participação do Brasil já ocorre há seis edições organizada pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios – Abimo.
Em 2013, o pavilhão brasileiro na IDS reuniu 25 empresas e ocupou uma área de 333m². Na ocasião, segundo dados da Abimo, foram concretizados negócios de cerca de US$ 610 mil, com a expectativa de mais US$ 3,44 milhões provenientes de contatos gerados a partir da feira.
Expansão internacional
Eventos e feiras comerciais no exterior são um pilar importante nos planos de expansão da Koelnmesse. Os principais mercados de destino de investimentos da promotora alemã são China, Índia, Rússia, Brasil e Oriente Médio, incluindo a Turquia. Cerca de 30 feiras de negócios são organizadas anualmente pela Koelnmesse no exterior. “A previsão é de que até 2016 os eventos no mercado externo representem 15% do volume total de negócios da empresa”, diz Brena Bäumle.
Segundo ela, o Brasil é o mercado mais importante para a Koelnmesse na América do Sul. “Este ano teremos a estreia no país da International FoodTec Brasil (IFTB), feira com o selo da Anuga, que acontecerá de 5 a 7 de agosto, em Curitiba/PR. O evento – dedicado principalmente aos setores de carnes, suínos, aves e embalagens – é o primeiro, de vários outros que estão sendo programados para o mercado brasileiro”, adianta.