Merkel e premier chinês abrem Hannover Messe


A chanceler alemã Angela Merkel se reuniu com o primeiro-ministro da República Popular da China, Wen Jiabao, durante cerimônia oficial de abertura da Hannover Messe, feira do setor industrial que acontece na Alemanha.



Em discurso, Jiabao afirmou que a China – nação parceira oficial desta edição, com 500 empresas expositoras no evento – deve persistir nas reformas de abertura econômica.



Assim como ele, Merkel considera que tanto a Alemanha quanto a China exercem uma forte influência na promoção do desenvolvimento e da inovação tecnológica no segmento industrial. Ambos acreditam que, com um esforço conjunto, podem alcançar uma maior cooperação internacional no setor, capaz de influenciar na recuperação econômica do continente europeu.



“Aos poucos, estamos entendendo como as coisas funcionam nos dois países e alinhando nossos interesses”, comentou Merkel na ocasião.



Sobre o tema central da Hannover Messe deste ano, a “Inteligência Verde”, Jiabao declarou que “a China acredita no potencial que o evento tem para incentivar o intercâmbio tecnológico entre países, priorizando medidas sustentáveis que estimulam a superação conjunta dos desafios globais”.



Em 2011, o comércio bilateral entre os dois países movimentou € 144 bilhões, e, segundo pronunciamento de Thomas Lindner, Presidente da Federação Alemã de Engenharia (VDMA), muitas companhias alemãs contribuíram ao longo do tempo para o rápido desenvolvimento industrial chinês, com experiência de gestão e troca de tecnologias.



“O mercado chinês é muito importante para nós, e nossas relações devem se intensificar, pois o governo de Jiabao está priorizando investimentos em inovação tecnológica, energia verde, veículos elétricos e automação industrial, esferas muito importantes para a economia da Alemanha”, completou Merkel.



Participação brasileira



Este ano, estão presentes na Hannover Messe 135 empresas e entidades brasileiras, com participação independente ou por meio de missões comerciais.



Articuladas pelo Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), 110 pequenas e médias companhias nacionais contam com representação na feira e irão participar do encontro “Technology Cooperation Days”, uma rodada internacional de negócios que acontece paralelamente ao evento, coordenada pela Enterprise Europe Network.



Segundo Kurt Ziegler, supervisor do CIN-RS, na Hannover Messe 2011, os cinco segmentos de maior interesse das empresas foram os de fornecimento industrial (21,18%), automação industrial (20%), metalurgia (17,65%), metalmecânico (14,12%) e energia (11,76%).



Para este ano, as preferências devem se manter equiparadas, e as soluções apresentadas pelas companhias brasileiras enfatizam a automação industrial, a eficiência energética e as energias renováveis.



A Hannover Messe 2012 acontece até o dia 27 de abril, com mais de  5 mil empresas de 69 países exibindo suas soluções.

divulgação/ Hannover Messe
divulgação/ Hannover Messe