Números recordes no encerramento da Innotrans 2012


A Innotrans 2012, Feira Internacional de Tecnologia em Transportes, realizada entre 18 e 21 de setembro, em Berlim (Alemanha), superou as expectativas mais otimistas de seus organizadores.  Ela registrou a presença de 2.525 expositores originários de 49 países e teve 125 mil visitantes, número 20% superior àquele alcançado em sua última edição, em 2010.  Os lançamentos mundiais de 104 novos produtos  também foram feitos durante o evento. O público especializado pode conhecer as últimas tecnologias no que se refere a vagões, sistemas de comunicação, tecnologias de rotas,  sinalização, transbordo de cargas, etc.



 O Brasil marcou presença na feira com um estande no qual se apresentavam 42 companhias nacionais. “Nosso estande foi bastante visitado por companhias internacionais interessadas em investir no País. Também para as empresas nacionais criaram-se boas expectativas de exportação”, declarou Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer).   Já Rodrigo Villaça, presidente-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), declarou que “nos diferenciamos e inovamos com a responsabilidade de mostrar os planos de expansão metroferroviária e estabelecer oportunidades de negócios que se reflitam na melhoria do sistema de transporte de cargas e pessoas sobre trilhos”.



Os investimentos previstos pelo governo federal na área de logística foram destacados no seminário Brazil on Rails  que aconteceu em paralelo à feira. Com a presença de 250 participantes, o programa do seminário contou com 4 palestras, que  abordaram  a expansão da malha metroferroviária nacional, as possibilidades de financiamento e investimento,  e os ganhos que trarão à  economia nacional.  Marcelo Perrupato, Secretário de Política Nacional dos Transportes, palestrante no evento,  enfatizou o objetivo de reduzir a participação do setor rodoviário no transporte de carga do Brasil. Atualmente ele é responsável por  58% da movimentação de mercadorias em território nacional, mas a meta é  diminuí-lo para  30% até  2025. O transporte ferroviário, ao contrário, deverá aumentar a sua participação no mesmo período dos atuais  25% para 35% .



Também durante a feira, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Ferroviária Europeia (ERA) assinaram um acordo de cooperação para troca de informações no campo de sistemas metroferroviários. O documento contempla as áreas de trens de alta velocidade, padrões técnicos e sistemas de regulamentação, transporte de carga e de passageiros, padronização de operacionalidade entre linhas ferroviárias, supervisão e inspeção de acidentes ferroviários e banco de dados para operações ferroviárias.

Medha Servo Drives Pt. Ltd.
Medha Servo Drives Pt. Ltd.