Produtos alemães são destaque na APAS 2012


Representantes de 19 companhias alemãs do setor alimentício estarão em busca de parcerias no Brasil durante a APAS 2012 – 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, que ocorrerá de 7 a 10 de maio, no Expo Center Norte, na capital paulista. A delegação, organizada pelo Ministério Alemão da Alimentação, Agricultura e Proteção ao Consumidor em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK, na sigla em alemão), vem acompanhada pelo representante do Ministério Alemão, Axel Wildner, e pelo consultor e secretário da Associação Alemã de Pesquisa de Sabores e Aromas, Prof. Dr. Berhard Tauscher.



Com estande no espaço internacional da mostra, a delegação conta com produtores de cervejas e vinhos especiais, salsichas, chocolates, queijos finos, cereais, geleias e pães, entre outros produtos, todos de perfil premium. “Nosso espaço terá produtos bastante diferenciados para atender ao exigente consumidor brasileiro e a varejistas que buscam diferenciação”, diz o diretor da Câmara Brasil-Alemanha e responsável pelo Centro Alemão de Economia Agrária e Alimentícia da entidade, Wilfried Kühnisch, acrescentando que a delegação tem em sua programação, além da exposição, reuniões comerciais com varejistas brasileiros. 



A expertise centenária na produção de produtos típicos estará à disposição dos participantes do evento por meio do estande alemão, aberto entre 7 e 10 de maio, das 14 às 22 horas. Haverá degustação de produtos alemães no local. O Expo Center Norte fica na Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, em São Paulo.



Expositores alemães



Três das 19 empresas representadas no estande são fabricantes de cervejas especiais, ainda produzidas segundo a tradição do Reinheitsgebot, algo como Lei da Pureza da Cerveja em português. A Reinheitsgebot é uma das regulamentações alimentares mais antigas do mundo. Foi promulgada pelo duque Guilherme IV da Baviera no ano de 1516 e é respeitada mesmo nos dias de hoje. Este decreto determina as características da cerveja genuinamente alemã, fabricada apenas com água, malte de cevada e lúpulo.



Outro mercado que estará em evidência é o de chocolates e doces, como o marzipã, guloseima típica da confeitaria alemã preparada com pasta de amêndoas e moldada em formas variadas, com cinco empresas representadas. A Alemanha é o segundo maior produtor de chocolate do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e à frente do Brasil, que se encontra na terceira posição. Para os alemães, o objetivo não é concorrer com as marcas nacionais – os doces importados atraem o consumidor a empórios e supermercados que exploram segmentos de alto poder aquisitivo e buscam regularmente por novidades e produtos exclusivos.



A feira destaca uma questão central a cada edição. A APAS 2012 aborda o tema “Colaboração – Inteligência Compartilhada Criando Valor para o Consumidor”, assunto de grande interesse dessa delegação.



Serviço



Data: 7 a 10 de maio



Horário: das 14h às 22h



Local: Expo Center Norte



Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo-SP

CCommons/La Citta Vita
CCommons/La Citta Vita