Tendência: Curtir a vida ao ar livre

Cada vez mais os países europeus se voltam para um conceito de vida mais natural e buscam trazer isso para sua rotina diária. Uma pesquisa realizada pela Euromonitor em 2014 mostrou que tanto os jovens de 18 a 29 anos, quanto a geração 60+ estão igualmente interessados em incrementar os seus jardins e varandas.

Dos entrevistados, 46% declararam que adorariam ter um jardim maior com mais estrutura de lazer. A Associação Alemã de Ferramentas para jardim divulgou recentemente uma pesquisa informando que de 2006 a 2014 o volume de negócios do segmento jardim aumentou 47% na Europa. A despesa per capita com produtos de jardim aumentou 31,5% neste período, chegando a 34,27 Euros em 2014.

“Essa tendência de consumo é mostrada, principalmente, no setor mobiliário de churrasqueiras e cozinhas externas. Não se vê mais lounges ao ar livre sem almofadas, cadeiras elegantes, vasos, lanternas e luminárias. Arquitetos e paisagistas ampliaram suas áreas de trabalho para esses ambientes, forçando a indústria a trazer soluções práticas e bonitas”, comenta Katharina C. Hamma, CEO da Koelnmesse.

Essa modernização da jardinagem está sendo mostrada no design de produtos do setor. “Com base nessas amostragens de consumidores jovens em potencial, as empresas diversificam seus produtos de forma a atender um público mais moderno, apresentando cada vez mais ferramentas, enxadas, pás, galochas e aventais de cores brilhantes com desenhos lúdicos, design mais arrojado e assinado”, completa Brena Bäumle, diretora da Bäumle Organização de Feiras, representante da Koelnmesse no Brasil.

 

Cores e materiais naturais

A próxima temporada será pautada por uma paleta de cores mais natural. O branco e tons suaves como o marrom, bege e areia irão definir a linha dos móveis e acessórios de jardim. Já para quem gosta de ousar, a grande pedida será o roxo. Os especialistas elegeram o pantone “Orchid Radient” uma mistura de fúcsia, rosa e violeta para a estação. Outra tendência são os tapetes de fibras naturais para o ar livre, importados, artesanais ou industrializados.

Produtos de tecnologia de ponta como robôs cortadores de grama com controle remoto, sensores de canteiro, carrinhos de corte elétrico, por exemplo, são alguns dos “gadgets” mais desejados da spoga + gafa 2015. Os focos principais são modelos confortáveis, fáceis de usar, com economia de energia e redução de emissões de CO2.

“Muitos produtos podem ser controlados pelo próprio smartphone graças aos sensores de solo. Hoje, de qualquer lugar podemos verificar se o jardim precisa ser regado e já acionar a irrigação pelo celular”, explica Katharina C. Hamma, CEO da Koelnmesse.

 

A sofisticação das churrasqueiras

Nos últimos anos o uso das churrasqueiras em casa vem se sofisticando e os modelos ficando ainda mais elaborados. Os visitantes da feira poderão conhecer as novidades mais quentes deste setor e as variedades que surgem a todo momento, mostrando estilo, design arrojado e versatilidade.

O destaque fica para as churrasqueiras de diferentes níveis, na qual a carne assa na base, os vegetais no meio e os pães em cima. Além dessas, churrasqueiras estilo pocket e portáteis são a pedida para picnics ou para churrascos na praia. Elas vêm dentro de um case, práticas, prontas para usar a qualquer momento. O design também é um ponto alto, o estilo retrô vem com tudo, cores e detalhes fazem a diferença nesse item de sucesso nas casas europeias e brasileiras.

O churrasco brasileiro recebeu um destaque na última edição com o stand da Tramontina que também já confirmou participação para 2015.

A spoga+gafa 2015 acontece em Colônia, na Alemanha e estará aberta para visitantes profissionais nos dias 30 e 31 de agosto, de 9 às 18 horas e no dia 1° de setembro, de 9 às 17 horas. Mais informações através do site www.spogagafa.com. O Tag des Gartens 2015 estará aberto para consumidores e visitantes profissionais nos dias 29 e 30 de agosto, de 9 às 18 horas. Mais informações através do site www.tagdesgartens-koeln.de.