O vinho brasileiro será destaque em uma das principais feiras mundiais do setor. Aurora, Boscato, Casa Valduga, Irmãos Basso, Lidio Carraro, Miolo, Pizzato, Vinibrasil, Cordilheira de Santana, Piagentini e Santo Emili são algumas das marcas que estarão expostas no pavilhão brasileiro da ProWein 2011.
A participação está sendo coordenada pelo projeto Wines of Brasil, do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX). No ano passado, o projeto trouxe ao Brasil dois enólogos alemães para realizar avaliações técnicas nas principais vinícolas e avaliar como o País poderia obter mais competitividade no mercado alemão. “Os resultados desta análise serão apresentados pela primeira vez nesta feira. São produtos adequados ao gosto do consumidor alemão”, afirma a diretora da Ibravin, Andreia Gentilini Milan.
A Alemanha é o segundo maior comprador de vinhos brasileiros, atrás do Reino Unido. Por este motivo, além da participação na Feira, também estão planejadas para este ano duas degustações em Frankfurt e Berlim, a fim de consolidar o produto no mercado alemão.
As cinco empresas brasileiras que participaram da ProWein em 2010 efetuaram 634 contatos com compradores de 26 países. Os negócios firmados durante o evento totalizaram US$ 45 mil, porém as transações realizadas posteriormente em decorrência do evento somaram US$ 850 mil.
A ProWein acontece em Düsseldorf, de 27 a 29 de março, e reúne produtores e expositores de 50 países. No ano passado, a Feira recebeu 33 mil visitantes.