O Wines of Brasil – parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para promover o vinho brasileiro no exterior –, participa pela 10ª vez da ProWein, feira do setor que acontece em Düsseldorf, na Alemanha, até esta terça-feira (25). O País será representado por 11 vinícolas.
“Estaremos divulgando os produtos e trabalhando a imagem do vinho brasileiro como sempre fazemos. Estamos preocupados em desenvolver a categoria Brasil no Mercado internacional, mas nos encontramos em outro estágio. Vamos para fazer negócios, aumentar a presença comercial com os parceiros que as vinícolas já têm e captar novos importadores e distribuidores”, afirma a gerente do Wines of Brasil, Roberta Baggio Pedreira.
“Este ano o Wines of Brasil também completa uma década e a participação brasileira já se tornou uma tradição na feira. Vamos aproveitar o momento de grande evidência do país em função dos eventos esportivos, principalmente a Copa do Mundo”, lembra Roberta.
Segundo informações do projeto, assim como em 2013, o estande brasileiro na ProWein contará com uma mesa temática, a Discovery Table, para que os participantes possam degustar os produtos das diferentes vinícolas, além de conhecer as tendências mundiais. O objetivo é proporcionar aos visitantes um panorama das diferentes personalidades dos vinhos do Brasil. “Os vinhos escolhidos são tendências no mundo todo e, como as pessoas às vezes não tem muito tempo para uma degustação mais completa, eles são disponibilizados em uma mesa especial que permite prová-los de uma maneira mais informal”, explica a gerente.
De acordo com dados do Wines of Brasil, a Alemanha é o maior importador de vinhos no mundo, e tem consumo per capita anual de 21,5 litros de vinho e de 4,7 litros de espumante – o vinho representa cerca de um terço das bebidas alcoólicas consumidas no país.
Sobre a ProWein
A ProWein é uma das mais importantes feiras mundiais especializadas em vinhos e bebidas finas. Em seus 20 anos de realização, o número de expositores cresceu 15 vezes, e o de visitantes, 30 vezes. Em 2014, são mais de 4,7 mil expositores de 50 países. A expectativa é superar os 45 mil visitantes recebidos na edição do ano passado.