FMI corta projeções de crescimento da Alemanha

Em relatório publicado nesta segunda-feira (3), o FMI (Fundo Monetário Internacional) revisou para baixo sua previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) da Alemanha neste ano, passando dos 0,6% previstos há dois meses para 0,3%.

“Os fundamentos domésticos continuam fortes e as reformas feitas no passado mostraram-se acertadas em vista do pequeno índice de desemprego. Enquanto o consumo tem sido robusto, o investimento das empresas está em queda desde o final de 2011. A incerteza, especialmente devido à crise europeia, levou à diminuição das exportações da Alemanha para a região, assim como à forte retração dos investimentos”, afirma o relatório.

“Em meio à ainda elevada incerteza sobre a zona do euro, nós agora estimamos que o PIB alemão cresça em torno de 0,3% em 2013. Um aumento gradual da atividade projetado para o final do ano está condicionado a uma redução continuada e tangível dessa incerteza e à materialização da esperada recuperação do restante da zona do euro”, continua o texto.

O FMI alerta que, caso essas condições não se confirmem, o crescimento da economia alemã pode ficar abaixo do seu potencial por mais tempo, levando a uma ampliação do fosso nas exportações e, eventualmente, a uma piora no mercado de trabalho.

“Outra importante fonte de riscos é o aumento no estresse financeiro na região, que pode interagir com a já fraca demanda e com a incerteza, amplificando o impacto na economia alemã através tanto do comércio quanto do setor financeiro. Esses riscos poderiam ainda ser aprofundados por projeções mais fracas quanto à economia global. Um risco mais a médio prazo é representado por um período longo de desempenho baixo do PIB, que poderia resultar em uma redução do potencial de crescimento da economia”, argumenta o órgão no relatório.

dreamstimefree
dreamstimefree