Frio e umidade afetam a colheita de morangos e aspargos

De um lado, aspargos com presunto, molho  hollandaise ou creme de manteiga;em sopas, tortas, ou saladas; como entrada ou prato principal. De outro, morangos em geleias, bolos, compotas, sorvetes e coberturas. Como a criatividade não tem limites, as receitas típicas da culinária alemã, para um ou para outro ingrediente, são infinitas.

Mas este ano, as condições climáticas não colaboraram e a colheita de aspargos e morangos terá uma quebra  em comparação a 2012. De acordo com as primeiras estimativas divulgadas pelo Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha – Destatis, no caso dos aspargos, o volume da colheita será 2% menor e o de morangos 3%.

As condições metrológicas desfavoráveis, isto é, o frio tardio que persistiu durante o mês de maio e as volumosas chuvas que caíram sobre a Alemanha em junho, são apontadas as causas para essa situação.

A colheita de aspargos deverá atingir um volume de 100 mil toneladas, uma diminuição  de 2.500 toneladas em relação ao ano anterior. A redução se mantém mesmo  considerando que a área de plantio dos aspargos cresceu 2,0% em relação a 2012, chegando a 19.700 hectares. Os primeiros levantamentos indicam que em 2013 foi obtido o menor rendimento de aspargos por hectare plantado dos últimos seis anos.

As maiores áreas de plantio de aspargos na Alemanha encontram-se na Baixa Saxônia (4.300 ha), Renânia do Norte-Vestfália (3.200 hectares) e Brandemburgo (2.900 hectares). Esses estadis abrigam mais da metade de toda a área de aspargos  plantada na Alemanha.

Já a safra de morangos a céu aberto deverá chegar, em 2013, a 145 mil toneladas, ficando 4.600 toneladas abaixo dos resultados de 2012.  A área plantada, um total de 14.500 hectares ,manteve-se praticamente constante. No entanto, as estimativas indicam que a colheita dos morangos plantados a céu aberto, ficou 12% abaixo da média dos últimos seis anos.

Baixa-Saxônia, Renânia do Norte- Vestáflia e Baden-Württemberg são os estados alemães que concentram 60% das plantações de morangos a céu aberto na Alemanha.

Os dados apresentados pelo Destatis são as primeiras estimativas para 2013. Os números finais serão divulgados em setembro

 

Adriano Aurelio Araujo
Adriano Aurelio Araujo