Governo alemão faz alerta sobre futuro do euro

A Chanceler alemã Angela Merkel demonstrou sua preocupação em relação ao risco para o euro devido aos problemas financeiros enfrentados por vários países da Europa. A Grécia foi a primeira a pedir socorro e agora é a vez da Irlanda recorrer à União Europeia para salvar suas economias.


Merkel acredita que a ajuda deve ser dada aos países europeus que enfrentam problemas, mas somente se as causas da bancarrota forem definitivamente eliminadas.


“Se nós quisermos ser uma moeda forte e estável, o Pacto de Crescimento e Estabilidade precisa ser mantido”, alertou a Chanceler durante a Conferência Anual da Associação de Empregadores da Alemanha na última terça-feira (23).


O Pacto foi criado em 1997 para incentivar a disciplina orçamentária dos países do bloco e assegurar e estabilidade do euro. Merkel disse, ainda, que o fundo de emergência deveria ser substituído por um mecanismo permanente de auxílio à crise, que também contaria com a ajuda de empresas privadas.


A Irlanda terá que cortar € 15 milhões do seu orçamento nos próximos quatro anos para reduzir o déficit do PIB do país dos atuais 32% para 3%.


Na opinião do Ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, a situação da Grécia e da Irlanda reforça a importância da estratégia adotada pela Alemanha, no período inicial da sua recuperação econômica, de cortar € 80 bilhões do seu orçamento durante os próximos quatro anos para não colocar sua economia em risco.

picture alliance / dpa
picture alliance / dpa