O governo brasileiro estuda medidas para contrabalancear a perda de competitividade brasileira causada pelo câmbio e aumentar o consumo interno. De acordo com informações da Agência Brasil, o pacote deverá incluir desonerações, pesados incentivos à inovação e aos investimentos, além de reforço nas linhas de financiamento para exportação.
Conforme o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Fernando Pimentel, as medidas devem ser implementadas no final do mês e também contemplarão uma política de compras governamentais com forte conteúdo nacional.
“Já existe essa política nas compras da Petrobras e alguma coisa do setor elétrico, mas ela pode ir muito além. Os governos estaduais, municipais, e federal são grandes compradores. Se nós colocarmos conteúdo nacional nessas compras, nós vamos beneficiar nossa indústria como um todo”, disse o ministro na última sexta-feira (3).
Pimentel ressaltou que as medidas visam à defesa da economia, dos empregos e dos empresários. Segundo ele, a indústria pesada e a manufatureira são as principais prejudicadas pelo problema cambial, “que não tem como ser resolvido com medidas internas e não está ao alcance das ações do governo”.
Mdic no YouTube
O Mdic inaugurou, na semana passada, um canal no YouTube para divulgar o trabalho do órgão. A ideia é disponibilizar vídeos de entrevistas coletivas, apresentações e participações de autoridades do órgão em eventos públicos.