Com seus mais de 82 milhões de habitantes, a Alemanha representa para a indústria alimentícia o maior mercado da Europa.
De acordo com os dados da Associação da Indústria Alimentícia Alemã (Bundesvereinigung der Deutschen Ernährungsindustrie), dos € 149,1 bilhões dos custos de produção alcançados em 2009, € 109,8 bilhões (73,6%) foram destinados ao mercado interno.
A carne representou 22,5% das vendas, seguida pelos derivados do leite (15,2%), confeitaria (9,2%) e bebidas alcoólicas (8,6%). O restante é composto por produtos variados, como frutas, café, açúcar, entre outros.
Com uma produção de leite que corresponde a 28,6 milhões de toneladas por ano, o país é o maior produtor de derivados de leite da Europa e o sexto do mundo. O setor emprega mais de 36 mil pessoas e movimentou € 18,2 bilhões em custos de produção no ano passado.
A expectativa dos analistas para 2010, segundo um relatório divulgado pela Germany Trade & Invest sobre a indústria de bebida e comida do país, é que o mercado apresente um crescimento de 1%, com um aumento na demanda por produtos de conveniência, saúde e bem estar.
Exportações e Importações
Por sua localização estratégica, a Alemanha se tornou o maior exportador de alimentos da Europa. Em 2009, 26,4% (€ 39,3 bilhões ) do total de custos de produção da indústria alimentícia do país foram destinados às exportações. Quase a totalidade dos produtos tinha como destino outros países do bloco europeu.
Mas o país não é só grande exportador, ele também é um dos mercados que mais absorvem produtos estrangeiros, segundo aTrade & Invest. No ano passado foram importados € 57 bilhões em commodities agropecuárias e alimentos processados.