Publicidade

Economia
28 de janeiro de 2010

Indústria química lança plano de investimento para zerar déficit

Por banews

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Um estudo realizado pela pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) estima que, até 2020, o setor precisará investir cerca de US$ 132 bilhões para conseguir acompanhar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e viabilizar o aumento da produção.


Para alcançar este objetivo e zerar o déficit comercial do setor, que em 2009 chegou a US$ 15,7 bilhões, a entidade lançou um projeto de investimentos para a próxima década – o Pacto Nacional da Indústria Química. “O documento propõe a alteração da estrutura tributária do setor, maior competitividade da matéria-prima fornecida no Brasil e melhoria das condições de infraestrutura e logística do País”, destaca o presidente do Conselho Diretor da Abiquim, Bernardo Gradin.


Incentivo à inovação e tecnologia e oferta de crédito também são fundamentais para que o Brasil consiga se tornar a quinta maior potência na indústria química mundial até 2020 – o Brasil hoje ocupa a nona posição do mundo. O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, manifestou apoio ao projeto. Um grupo de trabalho formado por representantes do setor começará a se reunir para discutir o assunto.

Nelson Chinalia/ Ag. Petrobrás
Nelson Chinalia/ Ag. Petrobrás

Compartilhe:

Artigos relacionados