Indústria teme que crise afete demanda interna

Os efeitos da crise econômica internacional poderão ser sentidos pela indústria brasileira ao longo de 2012 e o setor está atento, sobretudo, à redução da demanda. Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) com 398 empresas industriais, no Estado de São Paulo, mostrou que 71% acreditam que serão afetadas pela redução da demanda interna por seus produtos.

Para os empresários, a crise pode também levar a uma revisão nos planos de investimento, à perda de competitividade no mercado doméstico por conta de oscilações no câmbio e a uma possível dificuldade para obtenção de crédito.

Em reação a uma eventual redução da demanda interna provocada pela crise, 58% das empresas afirmaram que reduziriam o quadro de funcionários. Outras medidas que seriam adotadas em resposta a esse cenário seriam o corte de investimentos em capacidade produtiva (56%) e a ampliação de recursos destinados à redução de custos (33%).

Ainda, 20% disseram que aumentariam os investimentos em inovação de produtos, 19% reduziriam os investimentos em inovação de produtos, 14% importariam produtos mais baratos para a revenda no Brasil e 10% buscariam mercados no exterior. Apenas 5% acreditam que não seriam afetados ou não tomariam nenhuma medida.

SXC
SXC