Industriais brasileiros estão menos confiantes

O empresário brasileiro continua confiante na economia de sua empresa, segundo índice apresentado nessa quinta-feira (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Porém, mesmo acima do nível médio (50 pontos), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) revelou uma tendência de diminuição atingindo seu nível mais baixo em 10 meses. O índice do mês de abril atingiu 57,5 pontos, 2,2 pontos abaixo do mês anterior. Na comparação ao mesmo período do ano passado houve queda de 8,8 pontos.


Segundo a CNI, a baixa pode sinalizar potencial redução no investimento da indústria nos próximos meses. Um dos possíveis motivos do resultado apresentado pela confederação foi a percepção dos industriais de que as condições da economia brasileira em relação aos últimos seis meses pioraram.


O componente da pesquisa indicativo da confiança na economia do País ficou bem abaixo da média, com 44,9 pontos em maio.


O único segmento industrial com aumento de pontuação, entre os três pesquisados, foi o extrativo, assinalando 63,8 pontos, 0,7 acima do resultado de abril. Já o ICEI da indústria de transformação caiu 1,9 ponto enquanto o da construção civil teve queda de 2,7 pontos, obtendo assim resultado de 56,2 e 57,6 respectivamente.

sxc
sxc