KPMG traça perfil do executivo de GBS


Apesar de as grandes empresas globais passarem, nos próximos três anos, a centralizar suas atividades compartilhadas e terceirizar operações utilizando o Serviço de Negócios Globais (em inglês, Global Business Services – GBS), poucas delas planejam colocar um executivo de alto nível no comando da gestão de mudanças. É o que aponta uma pesquisa da KPMG Internacional. O levantamento concluiu ainda que, poucas companhias contam com esse tipo de profissional atualmente ou planejam nomear um nesse mesmo período.


“Como não existe uma pessoa que assuma o comando, as companhias estão muito longe de perceber o valor que a transformação da organização de GBS pode oferecer. Trazer os serviços da prática de GBS tem inúmeros benefícios: impulsionar o valor do negócio, proporcionar uma experiência melhor para o cliente, expandir e sintetizar a análise de dados para fins de suporte na tomada de decisão, aumentar a eficiência e a eficácia da cadeia de suprimentos, entre outros”, elenca o sócio de Consultoria em Gestão de Serviços Compartilhados e Outsourcing da KPMG no Brasil, Fernando Aguirre.


Segundo ele, a liderança nessa área é necessária para estabelecer a visão da empresa e para obter a adesão e o alinhamento em todas as áreas envolvidas. “Como as organizações de GBS gerenciadas globalmente estão tornando-se mais comuns, a natureza fragmentada de uma liderança operacional e executiva e o seu tamanho reduzido em comparação com as funções de nível de diretoria continuarão a impedir os esforços em estimular níveis altos de maturidade”, analisa.


O estudo mostrou também que líderes regionais da prática de GBS reportam-se a um único executivo de GBS global em algumas organizações e que obter a adesão e o alinhamento de outros líderes funcionais pode ser o maior desafio dessa área.


“Os executivos de outras áreas podem ser relutantes em ceder o controle sobre aspectos que estão sob a responsabilidade deles. Podem sentir-se ameaçados ou acreditar que somente eles são capazes de fazer bem o trabalho. Por isso, a pessoa de GBS precisa ser um profissional de peso para influenciar as decisões em toda a organização global e de todos os clientes internos que ela atende. É importante também que ele tenha experiência em dirigir um negócio”, afirma Aguirre.


De acordo com a pesquisa, em termos de desenvolvimento e característica de um cargo executivo de GBS em nível de diretoria, o mercado encontra-se em seus estágios embrionários. Por ser uma função nova e relativamente rara, o levantamento aponta que, dessa forma, encontrar alguém com a experiência e as habilidades certas pode ser um desafio. A política envolvida na criação de tal cargo é significativa, e poderá ser necessário convencer a liderança da empresa a considerar a organização de GBS como mais do que apenas um recurso para cortar custos – e sim como um ativo a ser cultivado, desenvolvido e integrado em todas as áreas e regiões geográficas.


“As organizações que superaram esses desafios e fizeram a transição com antecedência, visando a definir um cargo de nível mais alto e mais influente para o executivo de GBS, estão na posição para direcionar o valor de sua organização de GBS a novos patamares e para ganhar vantagens competitivas a longo prazo”, finaliza.


Sobre a pesquisa


A pesquisa intitulada “Global Shared Services and Outsourcing Advisory Pulse Survey” é realizada, trimestralmente, com os principais prestadores globais de serviços empresariais de tecnologia da informação (TI) e em nuvem, e com mais de 500 consultores em aquisição de produtos e serviços com as firmas-membro da KPMG no mundo inteiro.


O levantamento identifica as visões dos participantes em relação às atuais tendências e o modo como as principais empresas estão transformando os serviços empresariais para ajudar a aumentar o valor e a agilidade e a desempenhar de forma sustentável em termos empresariais. O objetivo dessa pesquisa é antecipar as principais ideias e os principais insights do setor para o mercado de forma global.


Para mais informações, acesse a pesquisa: http://zip.net/bsqLYD


 

CC/ Flickr/ Victor 1558
CC/ Flickr/ Victor 1558