Lula participa de evento do BDI Brazil Board em Berlim

Mais de 150 empresários e autoridades políticas participaram, nesta quarta-feira (3), de um painel de discussão com o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, no Humboldt-Carré, em Berlim. O evento foi organizado pelo BDI Brazil Board e pelo Banco Santander como parte da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014.

O painel, intitulado “Parceria Brasil-Alemanha: um catalisador para laços mais fortes entre Europa e América Latina”, abordou o fortalecimento e aprofundamento das relações Brasil-Alemanha.

“Durante sua última visita de Estado, o presidente Lula encorajou uma maior cooperação, para além das relações econômicas há muito existentes. Isso iniciou o nascimento do Brazil Board da BDI [Confederação Alemã da Indústria ]. Hoje, o presidente volta em tempos em que o crescimento econômico não apenas é visível, mas enfrenta grandes desafios. Devido às atuais circunstâncias, Lula apresenta novas ideias para aprofundar nossas relações econômicas”, afirmou o presidente do BDI Brazil Board, Stefan Zoller.

Após falas introdutórias de Zoller e de Matías Rodriguez Inciarte, segundo vice-presidente do Banco Santander, Luiz Inácio Lula da Silva fez seu discurso, durante o qual mencionou as manifestações populares ocorridas no Brasil nas últimas semanas: “Em muitas formas, essas manifestações são um resultado das recentes conquistas da sociedade brasileira, pois a democracia não é um pacto de silêncio, ela é uma sociedade em movimento, sempre demandando mais”.

Lula ressaltou que a Alemanha e o Brasil deveriam trabalhar mais proximamente no futuro, para ter um parceiro forte em tempos de desafios econômicos: “A Alemanha deve olhar além dos mercados tradicionais, para novos mercados como o Brasil e a América Latina, e construir parcerias com o Brasil para investir em outros países. Empresas brasileiras e alemãs poderiam trabalhar em conjunto para, por exemplo, ajudar a financiar e produzir energia elétrica na África”.

O BDI Brazil Board, que está organizando a Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014, foi fundado em 2010 com o objetivo de promover as relações bilaterais nos campos político e econômico.

Christian Kruppa
Christian Kruppa