Mães reduzem jornada de trabalho


Equilibrar carreira e filhos é um grande desafio para muitos pais e mães. Especialmente as mães, que muitas vezes reduzem o trabalho remunerado. Segundo pesquisa do Destatis (Departamento Federal de Estatísticas), em 2013, apenas 68 % das mães (com idades entre 25 a 49 anos) na União Europeia estavam empregadas, enquanto que 77% das mulheres sem filhos estavam no mercado de trabalho.


Enquanto mães trabalham com menos freqüência do que as mulheres sem filhos, o oposto é verdadeiro para os homens. A proporção de pais que trabalham (87%) foi consideravelmente maior do que a de homens sem filhos no emprego (78%) na UE em 2013. Na Alemanha, a proporção de pais que trabalham (93%) foi uma das mais altas em toda a UE. Os pais muitas vezes são os principais responsáveis pela renda e contribuem de forma importante para a subsistência da família.


Na Alemanha as mães também estavam empregadas com maior frequência (73%) do que a média da UE em 2013, com a maioria delas trabalhando em tempo parcial (66%). Apenas a Holanda teve uma maior proporção de mães empregadas em tempo parcial (86%) em toda a UE. A participação dos pais que trabalham em tempo parcial foi de 6% na Alemanha.

Morguefile/calgrin
Morguefile/calgrin