Mercado de carros usados cresce no Brasil

De acordo com estudo de mercado realizado pela DEKRA, multinacional alemã de serviços para o setor automotivo, nos principais países europeus (Alemanha, Bélgica, Itália, França, Portugal, Espanha e Reino Unido), o setor de carros usados/seminovos registrou aumento de 3% nas vendas entre 2008 e 2012, frente a uma queda de 15% na comercialização de veículos zero-quilômetro.

Segundo Miguel Silveira, responsável pelo desenvolvimento da DEKRA Automotive Solutions no Brasil – estrutura especializada em Gestão de Veículos Usados do Grupo DEKRA –, o mercado nacional acompanha esta tendência. “Em 2013, houve aumento de 4,7% nas vendas de veículos usados. Cerca de 70% deste volume tinham mais de cinco anos de uso. Já o licenciamento de novos caiu 1,6%, no mesmo período, conforme dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).”

O especialista acredita que a desaceleração da economia, o aumento da restrição de acesso ao crédito e a elevação gradativa da alíquota do IPI nos modelos zero-quilômetro são fatores favoráveis ao mercado de seminovos, e um bom exemplo de como se pode aumentar a rentabilidade em tempos de retração da economia.

Por este motivo, Silveira destaca a importância de profissionalizar a gestão dos veículos usados, para atender, de maneira mais eficiente, ao crescimento da demanda por este tipo de produto. “Este mercado ganhará ainda mais força, sendo uma grande oportunidade para novos negócios. Porém, os revendedores devem estar preparados, pois este segmento é bastante competitivo e exigente.”
 

CCommons/Ben McLeod
CCommons/Ben McLeod