O mercado de luxo brasileiro está em plena expansão. A expectativa é de que o segmento alcance, nesse ano, um faturamento de US$ 7,5 bilhões, valor 22% superior ao obtido em 2009, aponta o estudo “O mercado do Luxo no Brasil – ano IV”, realizado pela MCF Consultoria & Conhecimento e GfK Brasil.
No ano passado, os investimentos nesse mercado somaram US$ 1,4 bilhão. Mesmo com a perspectiva de decréscimo nesse valor em 2010 (que segundo a pesquisa passarão para US$ 1,2 bilhão), as previsões continuam otimistas.
Além de avaliar o desempenho do setor e ouvir 283 empresas que atuam nesse mercado, o estudo também mapeou as preferências e o gosto de 344 consumidores de produtos de luxo.
Resultados
A pesquisa revelou que as mulheres são maioria na entre os compradores de artigos de luxo, representando 58% dos clientes. O sonho de consumo da maioria dos entrevistados são produtos da marca Chanel (10%) e Hermès (7%).
A maior parte dos consumidores do segmento (33%) tem entre 26 e 35 anos, enquanto brasileiros entre 36 e 45 anos representam 30% dos clientes.
Já na avaliação das empresas, excluindo São Paulo e Rio de Janeiro, as cidades mais promissoras para a expansão do mercado do Luxo são Brasília (53%), Porto Alegre (7%), Curitiba (7%), Salvador (6%), Recife (4%), Belo Horizonte (4%) e Ribeirão Preto (3%).