Uma pesquisa realizada em conjunto pela GfK Brasil e MCF Consultoria aponta um cenário bastante positivo para o mercado de luxo brasileiro em 2011. Após uma alta de 28% no ano passado em relação a 2009, o setor deverá crescer 33% este ano, segundo as projeções.
Em 2010, o segmento alcançou um faturamento de US$ 8,94 bilhões (R$ 15,73 bilhões) e as empresas investiram o equivalente a 21% do seu faturamento. Para este ano, a expectativa de investimentos é da ordem de US$ 2,57 bilhões.
Conforme 67% das empresas entrevistadas, o maior obstáculo para o crescimento da marca é a tributação elevada no Brasil, número que cresce para 73% entre empresas estrangeiras.
Além de SP e RJ
As empresas também planejam expandir suas marcas para além do eixo Rio-São Paulo, diz o estudo. Sem considerar São Paulo e Rio de Janeiro, Belo Horizonte é também classificada como uma das cidades mais promissoras para o mercado do luxo, embora Brasília (42%) continue liderando o ranking. A capital mineira foi citada por 34% dos entrevistados em 2010 – alta de cinco pontos percentuais em relação a 2009.
“Há um grande potencial de crescimento para o mercado do Luxo no Brasil. Esta é uma tendência que se confirma nos resultados que a pesquisa tem apontado nesses últimos cinco anos, sendo que este ano o destaque é a cidade de Belo Horizonte como o principal destino de expansão das marcas”, comenta Carlos Ferreirinha, presidente da MCF Consultoria & Conhecimento.