Mercado de trabalho e inflação preocupam alemães

Um estudo anual conduzido pela consultoria GfK mostra que os alemães são os mais preocupados da Europa com relação a questões como emprego e economia. Segundo a pesquisa, 68% dos entrevistados na Alemanha indicaram mais de três temas com as quais estariam preocupados. Enquanto os alemães listaram cerca de 3,7 problemas, a média europeia foi de 2,4.


A preocupação com o mercado de trabalho afeta mais da metade dos alemães. Mesmo sendo os mais receosos na Europa com relação ao desemprego, esse índice representa uma queda de 11 pontos percentuais na comparação com o ano passado. Isso porque a Alemanha deve encerrar o ano com 2,9 milhões de desempregados, índice abaixo do nível pré-crise, caso único entre os países pesquisados.


A inflação ocupa a segunda posição na lista de preocupação dos alemães. Um em cada três entrevistados demonstrou receio com relação à estabilidade dos preços, enquanto há apenas um ano atrás esse índice era inferior a 25%. Este medo, segundo o GfK, estaria relacionado principalmente a questões como o aumento do custo da energia e das commodities. Os planos de ajuda financeira a países em crise, como Grécia e Portugal, também contribuem. O estudo mostra que apenas a Suécia, país que não integra a zona do euro, não teme o aumento da inflação.


Ainda assim, os alemães estão mais confiantes na recuperação econômica. No ano passado, 26% dos alemães estavam preocupados com a crise. Hoje, apenas 14% dos entrevistados citaram este problema.

SXC
SXC