Mercado interno impulsiona indústria química

A produção e as vendas do segmento de produtos químicos de uso industrial cresceram entre janeiro e abril deste ano, aponta um relatório divulgado pela Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM). Segundo as informações preliminares do estudo, o aumento foi de 15,83% no índice de produção e de 14,66% no de vendas internas, em comparação com o mesmo período do ano passado.


A ABIQUIM atribui os resultados positivos ao bom desempenho do mercado interno. A recuperação da crise também foi um fator que ocasionou o aumento de vendas nesse segmento, que operou em seu mais baixo nível nos primeiros meses de 2009. Durante esse período de instabilidade, a demanda por produtos químicos caiu, derrubando também os preços – o que afetou fortemente o mercado doméstico.


Com exceção dos setores de intermediários para fibras sintéticas e para fertilizantes, todos os outros registraram aumento de vendas nesse primeiro quadrimestre, apesar de terem sofrido queda no mês de abril. De acordo com a entidade, as previsões para o ano de 2010, entretanto, são positivas, levando em consideração principalmente as expectativas de crescimento do PIB (superiores a 5%).

SXC
SXC