Quem visita a planta da thyssenkrupp Elevadores, em Guaíba, Rio Grande do Sul, pode conferir o alto nível de organização da produção. O salto de qualidade é visível no chão de fábrica, mas também pode ser comprovado pelos indicadores internos. Em quatro anos, a planta atingiu 85% dos critérios de gestão de qualidade, índice que era de 32% em 2014. Entre eles estão, prática de resolução de problemas, pesquisa no cliente, padrões da qualidade e qualificação de fornecedores.
Por trás dos bons resultados estão várias iniciativas que visam a melhoria contínua dos processos e que passa pelo engajamento dos colaboradores da fábrica, classificada como a primeira da área de elevadores da thyssenkrupp no mundo em excelência operacional.
Uma delas foi a implementação do programa mundial de gestão do grupo thyssenkrupp, que tem como base o Lean Manufacturing e que possui cinco pilares: segurança, sustentabilidade, qualidade, entrega (delivery) e custos. Com ele houve uma mudança de cultura na organização e nas relações de gestão com a adesão de padrões mundiais no que se refere também à qualidade da produção. Ambientes mais limpos e organizados que impactam na cadeia de valor do produto final entregue ao cliente fazem parte das mudanças realizadas.
Paralelamente, a planta passou este ano por uma auditoria externa dos Sistemas de Gestão para a recertificação e upgrade das normas de Qualidade e Meio Ambiente, para a versão 2015. A planta é certificada em Sistemas de Gestão ISO há 20 anos, pioneirismo que se mantém até hoje. A primeira certificação foi a ISO 9001 em 1997 e a partir daí outras certificações foram sendo agregadas ao sistema, abrangendo a ISO 14001 de Gestão Ambiental e a OHSAS 18001 de Gestão da Saúde e Segurança, além da ISO 14064 que certifica o Inventário para gases de efeito estufa.
Na outra ponta do processo, a empresa investe em treinamentos semanais para os colaboradores da fábrica, reforçando os princípios e a cultura da política de gestão da qualidade. Outras iniciativas são desenvolvidas para o engajamento dos colaboradores, lideranças e fornecedores. Entre elas, a campanha institucional #FaçoCertonaPrimeiraVez, que traduz como o conceito de qualidade norteia tudo o que fazemos no trabalho.
Divulgação: thyssenkrupp