Merkel quer exclusão de países da Zona do Euro

A União Européia deve ter a possibilidade de excluir membros da Zona do Euro que descumprirem seguidamente os requisitos exigidos pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC). Isso evitaria um desequilibrio da moeda comum e das finanças da região. É o que defendeu a Chanceler Angela Merkel, durante um discurso no Parlamento da Alemanha.


“Necessitamos incorporar uma clásula futura no tratado da UE que torne possível, como último recurso, excluir um país da Zona do Euro se os requerimentos não estiverem sendo cumpridos repetidamente”, destacou a política.


Para Merkel, o euro se depara com um de seus maiores desafios e a situação na Grécia tem colaborado para este quadro. Isso porque o país está com um déficit interno de 12,7%, quatro vezes maior do que o limite permitido. “A situação da Grécia pode ter sido agravada pela especulação, mas foi o resultado de muitos anos de violação do Pacto de Estabilidade”.


A Chanceler destacou que a proposta recente de criação de um Fundo Monetário Europeu ajudaria a lidar com os problemas fiscais da UE nos moldes do Fundo Monetário Internacional (FMI).


Para ela, a resposta certa é “cortar o problema pela raiz”.


Pacto


O PEC é um acordo entre as nações da UE criado para evitar que políticas fiscais inadequadas tivessem efeitos nocivos sobre o crescimento e a estabilidade macroeconômica do bloco, em especial naquelas nações que optaram pelo euro. O documento prevê que os participantes devem evitar déficits públicos superiores a 3% do Produto Interno Bruto (PIB), bem como valores da dívida pública superiores a 60% do PIB.

Hans-Christian Plambeck
Hans-Christian Plambeck