Um grupo de empresários brasileiros visitará a Alemanha para conhecer as tecnologias do país na operação e dragagem portuária e buscar oportunidades de cooperação para construção naval. A missão liderada pelo Secretário Especial de Portos, Ministro Pedro Brito, partirá no dia 24 deste mês e também participará do XXVIII Encontro Econômico Brasil-Alemanha, no dia 31 de maio.
A viagem integra uma série de ações do Ministério das Relações Exteriores, iniciadas em 2007, visando a atrair investimentos para setor portuário brasileiro, que movimenta, anualmente, cerca de 700 milhões de toneladas e responde por mais de 90% das exportações do País.
O objetivo é modernizar as estruturas e aperfeiçoar a cadeia logística, facilitando o escoamento da produção.
Panorama
O porto de Hamburgo, principal da Alemanha, é também um dos maiores da Europa. Além dele, os portos de Bremerhaven, Ludwigshaven, Lübeck e Rostock, assim como o de Roterdã na Holanda, são responsáveis por grande parte das exportações e importações alemãs.
Com um fluxo de navios cargueiros que chega a 12 mil por ano, o porto de Hamburgo movimentou 110,4 milhões de toneladas em 2009. A alta tecnologia e automação empregadas no complexo possibiltam que 96% das operações sejam realizadas a com cargas conteinerizadas (conteinerização), garatindo rapidez nos embarques e desembarques.
Neste mês, o porto de Hamburgo completa 821 anos.