As montadoras de automóveis estão buscando cada vez mais incorporar as exigências dos consumidores locais em sua produção, sobretudo no que diz respeito ao design dos veículos e ao tipo de combustível, aponta a 15ª Pesquisa Global de CEOs, realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC).
Segundo o relatório, considerar as preferências de compradores regionais é um ponto de destaque nas estratégias de 2012 das montadoras de alcance global, e para que esses produtos sejam criados, grande parte das companhias do setor está investindo em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
No entanto, o estudo ressalta que adaptar os veículos às exigências locais não é uma ação apenas das montadoras. “Requer a colaboração em toda a cadeia. Por isso, os CEOs do setor automotivo devem pensar globalmente quando se trata de estratégia de marca, produtos e plataformas, mas, ao mesmo tempo, é importante que as divisões regionais atuem na adaptação dos veículos”, explica Marcelo Cioffi, sócio da PwC Brasil e atuante no setor automotivo.
Por conta do declínio dos mercados tradicionais e da crise financeira que atinge a zona do euro, o foco das montadoras está em nações emergentes, como China, Brasil e Índia, que atraem continuamente um maior número de consumidores de veículos.
Na China, mercado líder do segmento, a categoria Premium detém 6% do total de compradores de automóveis. Naquele país, inovação e design moderno são algumas das características mais procuradas na hora da aquisição, e 59% dos CEOs entrevistados na pesquisa declararam que estão desenvolvendo produtos especialmente para a região.
Quando questionados sobre a projeção dos maiores crescimentos para a indústria automotiva nos próximos três anos, 38% dos entrevistados declararam que a China deve continuar na liderança, seguida pelo Brasil (24%), Estados Unidos (22%) e Índia (14%), respectivamente. O único país europeu que figura no ranking é a Alemanha, com 10% das respostas.
Outros resultados
Dentre as principais medidas de enfrentamento da crise econômica adotadas pela indústria automotiva, estão o corte de gastos e a dinamização dos processos produtivos. Ao todo, 82% dos CEOs que participaram do estudo implantaram a redução de custos nos últimos 12 meses, e 69% planejam manter essa medida durante o ano de 2012. Também, 72% deles pretendem focar seus gastos em tecnologia, inovação e otimização de processos existentes em plataformas globais.
A respeito da crise na zona do euro, 57% dos entrevistados disseram-se afetados diretamente pela situação, e 76% consideram a volatilidade da taxa de câmbio como uma razão para ter cautela nos investimentos.