Novo Embaixador da Alemanha toma posse em Brasília

O diplomata Wilfried Grolig foi empossado oficialmente como o novo Embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil. Grolig entregou suas credenciais ao Presidente Luis Inácio Lula da Silva, em cerimônia realizada ontem no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.


O novo Embaixador espera contribuir ainda mais com as relações entre os dois países: “A cooperação bilateral entre Brasil e Alemanha tomou um grande impulso nos últimos anos. Brasil e Alemanha são importantes parceiros nos mais diversos setores Mas é preciso ainda mais, há espaço para mais. Hoje não é mais possível pensar em um cenário global sem papéis de destaque para Brasil e Alemanha”.


Após estudos jurídicos, Wilfried Grolig, 60 anos, começou sua carreira diplomática, em 1978, em Bonn. Seu primeiro posto foi na Embaixada alemã em Kinshasa, no então Zaire. Após ocupar cargos na Embaixada em Rabat (Marrocos) e em Bonn, Grolig trabalhou na representação permanente da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque, como delegado na 3ª Comissão de Direitos Humanos.


Depois de um breve hiato em 1995, quando trabalhou como Assessor Empresarial e de Desenvolvimento da Siemens, em Munique, Wilfried Grolig tornou-se Vice-Embaixador e Chefe do Departamento Econômico da Embaixada da Alemanha em Jacarta, na Indonésia, cargos que ocupou até 1998. Na sequência, Grolig assumiu cargos internos no Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, entre outros atuando como diretor geral do Departmento Cultural até 2007, ano em que foi empossado Embaixador em Helsinque, na Finlândia.


Sucessor de Prot von Kunow, Wilfried Grolig, é o 19º Embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil.

Goethe Universität Frankfurt/Divulgação
Goethe Universität Frankfurt/Divulgação