Número de estrangeiros no Brasil aumenta em 2011

O número de profissionais estrangeiros trabalhando no Brasil aumentou 19,4% no primeiro semestre de 2011 ante o mesmo período do ano passado. De acordo com o Ministério do Trabalho, de janeiro a junho foram concedidos 26.545 novos vistos de trabalho, dos quais mais de 24 mil eram de caráter temporário, limitados a um prazo de dois anos.


Conforme os dados do ministério, a maior parte dos estrangeiros autorizados a exercer atividade remunerada no País tem ensino superior completo ou habilitação equivalente (14.047). Um aumento substancial foi notado também no número de pedidos por parte de candidatos com diploma de mestrado – 599 em 2011, contra 181 no ano passado.


Os vistos temporários foram emitidos, em sua maioria, a funcionários de navios e plataformas de petróleo, ao passo que as autorizações permanentes eram destinadas a diretores e executivos de grandes empresas.


Para Carlos Lupi, ministro do Trabalho, os dados mostram que as empresas estrangeiras estão buscando investir no Brasil. “É o capital estrangeiro trazendo pessoas para trabalhar aqui que acreditam no investimento desse capital”, pontua. Lupi garante, no entanto, que a vinda de profissionais estrangeiros não ameaça a mão de obra local.


“Em alguns casos pode haver (substituição de mão de obra), mas, na grande maioria, não. É muito mais barato contratar aqui do que trazer uma pessoa (do exterior)”, explica.

Reprodução
Reprodução