O Mercado de E-Commerce do Brasil e o potencial da Baviera

Foto: Freepik

O mercado de E-commerce brasileiro está em crescimento. Antes da pandemia, as vendas digitais já tendiam a se expandir, porém com as medidas de isolamento social requeridas pela emergência sanitária, as compras pela internet aumentaram ainda mais. Após o arrefecimento da crise e a configuração do chamado novo normal, os altos níveis de compras pela internet se mantiveram. Em 2022, por exemplo, houve alta de 24 % no número de consumidores por e-commerce no país na comparação com 2021. No saldo geral de crescimento do setor, ocorreu uma elevação de 2% em relação ao ano anterior. No total, espera-se um faturamento de R$ 185,7 bilhões no Brasil por meio das vendas de e-commerce em 2023 em relação ao ano anterior. Diante desse contexto de crescimento, parcerias com empresas da Baviera podem ampliar a rentabilidade de parceiros brasileiros em diversos setores.

O potencial tecnológico da Baviera é especialmente útil para vendas pela internet. As empresas bávaras contam com uma ampla reputação de qualidade no mercado brasileiro, o que é especialmente importante nas vendas digitais, pois essas ocorrem sem que o consumidor tenha a oportunidade de averiguar pessoalmente as condições dos produtos. Dessa forma, a qualidade bávara apela para a necessidade de segurança inerente as compras online, permitindo elevar preços ou assegurar competitividade contra ofertantes na mesma faixa de ticket. Esse aspecto das empresas da região é particularmente importante para compras de produtos do setor de saúde, no qual preocupações com qualidade são ainda maiores.

Outra força importante das empresas da Baviera é a possibilidade de agregar soluções digitais. A capacidade internacionalmente reconhecida do estado em soluções de tecnologia pode ampliar a usabilidade de plataformas digitais de compras, facilitando o processo de aquisição de produtos e serviços. Esses desenvolvimentos podem inclusive expandir as vendas com diferentes faixas etárias que ainda não estão familiarizadas com o processo de compra on-line. Trata-se, assim, de um adicional de valor capaz de acessar mercados ainda poucos explorados.

Não só novos modelos e tecnologias fazem da Baviera um importante parceiro mas também a tradicional presença do estado na economia brasileira faz dela uma forte aliada. O parque industrial bávaro com mais de 400 empresas em São Paulo, por exemplo, pode oferecer chances de negócios não estabelecidas para concorrentes. Assim, a presença consolidada da Baviera pode contribuir para a redução de custos operacionais e ganhos de escala.
O mercado de e-commerce no Brasil apresentou um crescimento notável, exibindo continuidade no aumento de vendas antes, durante e depois da pandemia de COVID-19. Essa trajetória pode ser maximizada através de parceiras com empresas da Baviera para expandir vendas assim como manter posturas de mercados diante de novos desafios e concorrentes.