OCDE prevê expansão de 0,2% para zona do euro

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a recessão econômica da zona do euro desencadeará índices de crescimento menores do que o esperado no próximo ano.

No relatório semestral “Perspectiva Econômica”, divulgado nesta segunda-feira (28), a organização estima que a expansão da economia dos países que utilizam o euro como moeda seja de 0,2% em 2012.

Um panorama projetado no mês de maio pela OCDE previa que o bloco cresceria 2%, enquanto as estimativas de expansão para o cenário mundial eram de 4,2% neste ano e 4,6% no próximo ano.

Mas, por conta da forte queda econômica e da persistente alta taxa de desemprego, o crescimento do bloco deve ficar em 1,6% em 2011, e em 1,4% em 2013. Já a expansão mundial irá desacelerar para 3,4% em 2012, 0,4% a menos do que o valor deste ano.

"A crise da zona do euro representa o risco principal para a economia mundial no momento, com a preocupação sobre a sustentabilidade da dívida soberana dos países haver se tornado generalizada", informou o relatório da OCDE.

Medidas necessárias

Mesmo com os Estados Unidos se recuperando lentamente da crise de 2008 e o Japão apresentando altos índices de crescimento por causa da reconstrução econômica, o relatório alerta para uma ruptura econômica massiva caso medidas severas não sejam tomadas na zona do euro.

Assim, políticas decisivas devem ser rapidamente implementadas, a fim de impedir que a crise da dívida da União Europeia se espalhe e afete outros países cujas finanças públicas eram consideradas sólidas até então.

A ameaça de recessões ainda mais devastadoras existe se os parlamentares dos EUA não puderem acertar um plano de redução de gastos estatais, advertiu a OCDE.

Banco Central Europeu

A OCDE também advertiu que o Banco Central Europeu (BCE) pode ter que afrouxar sua política monetária, além de adotar novas políticas para salvar a economia da União Europeia.“Medidas extraordinárias mais radicais serão necessárias se a transmissão da política monetária na zona do euro como um todo se tornar mais seriamente enfraquecida”, diz o documento.

O comitê de política monetária do BCE tem um encontro marcado para o dia 8 de dezembro.

Euro Transit Busser
Euro Transit Busser