Pequenos negócios são os que mais empregam

Os pequenos negócios poderão gerar 19,3 milhões de novos postos de trabalho até 2020, se o Brasil mantiver a média anual de expansão da ocupação; que é de 4,2%. A informação foi divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em um estudo que analisou a situação atual e as perspectivas das ocupações nos empreendimentos com até dez trabalhadores no Brasil. Segundo a entidade, eles geram duas de cada três vagas abertas no setor privado não agrícola no País.


A pesquisa mostra ainda que, entre 1980 e 2008, foram criados 16,9 milhões de postos no setor, o que levou a uma diminuição na renda média dos ocupados (17,5%). “Essa queda foi provocada por um movimento combinado entre redução do peso da remuneração do trabalho no PIB e o aumento da ocupação”, disse o presidente do Ipea, Marcio Pochmann. Apesar disso, a taxa de pobreza absoluta entre os trabalhadores diminuiu de 30,3% para 17,4%.


Qualificação


Das novas ocupações geradas nos pequenos negócios, 52,1% são de trabalhadores com ensino médio. Segundo Pochmann, houve um avanço no número de postos ocupados por profissionais com maior nível de escolaridade. “Também há um avanço no número de profissionais formados em universidades, que estão envolvidos com os pequenos negócios vinculados à tecnologia e à maior capacidade de produção”.


Amostra


O estudo foi realizado com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Cadastro Geral de Empresas e da Pesquisa da Economia Informal Urbana, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), ambos do Ministério do Trabalho e Emprego.

Stock photo
Stock photo