De acordo com uma pesquisa recente, a internet tem grande influência sobre a economia da Alemanha. A avaliação feita pela Federação de Ciências da Informação, Telecomunicação e Novas Mídias (BitKom), em conjunto com o Instituto de Pesquisas Econômicas de Colônia (IW Köln, no alemão), mostrou que uma em cada duas empresas tem uma forte dependência da internet.
"Para a economia alemã a web é o motor a vapor do século XXI. Ela impulsiona a conjuntura e abre portas para novos campos de negócios", afirmou o diretor do IW, Prof. Michael Hüther, ao comentar o resultado.
Aproximadamente 45% das organizações entrevistadas afirmaram que a web influencia tanto o seu relacionamento com os clientes, quanto a cooperação com outras firmas. Em contrapartida, mesmo entre as empresas altamente ou completamente dependentes da rede, 18% ainda estão offline, enquanto cerca de um terço delas diz que a internet tem somente um papel secundário para os seus negócios.
Ainda segundo a pesquisa, empresas de maior afinidade com internet, também são as mais inovadoras e responsáveis por investimentos em pesquisa e desenvolvimento acima da média. Para estas, 32% do faturamento provém de inovações de mercado.
Na opinião do presidente da BITKOM, Dieter Kempf, para que a web desenvolva todo o seu potencial é necessário que se crie condições básicas. Além da expansão das redes de banda larga e mitigação da falta de profissionais qualificados para o setor de tecnologia, é preciso cuidar também das exigências legais, tal como a proteção de dados e dos direitos autorais.
"Além da digitalização da economia, precisamos focar agora na modernização da infraestrutura", afirma Kempf.
Para a pesquisa representativa foram realizadas entrevistas com mais de 2.500 companhias alemãs.