Pesquisa da GfK aponta alta da carne no Brasil


A GfK, empresa alemã de pesquisa de mercado, divulgou recentemente uma pesquisa que mostra que a carne teve um destaque muito forte de crescimento no 2º Semestre de 2014. Algo que a empresa já previa desde Agosto/2014.


Segundo o levantamento, os super/hipermercados aumentaram os preços das carnes ao consumidor em média de 7,7%. O IPCA no mesmo período chegou a atingir perto de 1,8%. Isto é, a carne ficou 4 vezes acima da inflação média do período.


Na comparação com outros produtos, o aumento do preço da carne tem grande destaque. A empresa aponta que no 2º semestre alguns produtos que baixaram até 20%, como é o caso do tomate, feijão, óleo de soja, batata e ovo, que ficaram entre 10% e 20% mais baratos e ajudaram a compensar o bolso do consumidor nestes últimos meses.


 


Regiões Geográficas


Se considerarmos os números por regiões geográficas, é possível perceber alguns destaques mais intensos de valores bem acima da média de mercado. O pernil, por exemplo, subiu 18% no 2º Semestre na região Sudeste e 17% no Centro Oeste/ Norte. O Nordeste também pagou mais caro pelo acém (11%) no período.


De acordo com a GfK, o aumento dos preços da carne no período foi causado pela falta ou pouco volume de chuvas ao longo do ano, além do aumento gradativo nas exportações brasileiras.


A empresa destaca que o embargo russo dos EUA e Comunidade Europeia contribuiu para a exportação nacional, e em consequência para melhorar nossa balança comercial. Porém, o país não tem produto suficiente para suprir o aumento das exportações e o consumo interno de forma imediata, o que fez com que a oferta no mercado nacional diminuísse ao longo do tempo, e em consequência aumentasse seu preço.

SXC
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