Pesquisa KPMG constata alta em fusões e aquisições

aquisiyyo_rgbA pesquisa trimestral da KPMG sobre fusões e aquisições com 43 setores da economia brasileira registrou uma alta na Região Nordeste. Os resultados apontam que a região realizou 19 operações de fusões e aquisições no primeiro semestre deste ano. No mesmo período de 2015, foram concretizadas 16 transações, um aumento de 19%.

Das 19 operações realizadas este ano, sete aconteceram na Bahia, seis em Pernambuco, três no Maranhão e uma no Ceará, no Piauí e no Rio Grande do Norte. Os setores contemplados foram os seguintes: companhias de serviço (4); hospital e análises clínicas (4); química e farmacêutico (1); companhias de energia (2), educação (1), produtos de engenharia (1), instituição financeira (1); hotel e restaurante (1); óleo e gás (1); embalagem (1), porto e aeroporto (1); telecomunicação e mídia (1). Já com relação ao tipo de transação realizada, sete foram CB1, uma CB3 e uma CB4.

 “As transações deste ano e do ano passado são, de maneira geral, resultantes de oportunidades que investidores, principalmente estrangeiros, visualizaram pela desvalorização do real ou por dificuldades financeiras que empresas estavam atravessando. Com a possibilidade da melhora da previsibilidade do cenário político e uma retomada econômica para o próximo ano, as aquisições deverão ser puxadas principalmente por análises estratégicas de crescimento regional ou de ampliação do portfólio de produtos e serviços”, analisa o diretor da KPMG, Paulo Siqueira.

   

Foto: shutterstock