PIB alemão sobe 0,8% no 1º trimestre

O Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis) divulgou, nesta quinta-feira (15), que o PIB alemão cresceu 0,8% nos três primeiros meses do ano, em comparação ao período de outubro a dezembro de 2013. “Assim, a taxa de crescimento moderada do ano passado (0,4% no ano todo e no último trimestre), aumentou”, diz o órgão em comunicado,  observando que as temperaturas extremamente amenas deste início de ano foram um fator que contribuiu para o forte crescimento.

Na comparação entre os trimestres, segundo o Destatis, as contribuições positivas vieram apenas da demanda doméstica, e não das exportações. O consumo das famílias e os gastos do governo subiram no início de 2014, e os gastos das empresas em construção e máquinas e equipamentos (a formação bruta de capital fixo) ficaram marcadamente acima dos verificados no final de 2013. O comércio exterior, por outro lado, afetou negativamente o crescimento econômico – as exportações caíram em relação aos três últimos meses do ano passado, enquanto que as importações subiram.

Na comparação anual (com o 1º trimestre de 2013), o PIB aumentou 2,5%, o maior crescimento em mais de dois anos.

Conforme o Destatis, o Produto Interno Bruto alemão foi alcançado por 41,7 milhões de trabalhadores, um crescimento de 0,8%, ou 344 mil trabalhadores, em relação há um ano.

SXC
SXC