PME’s são capacitadas para o mercado europeu

Pequenas e médias empresas (PME’s) brasileiras do setor de alimentos receberão um curso para adequação de produtos nacionais às exigências do mercado europeu. A iniciativa prevê a realização de workshops em Porto Alegre, Vitória, Rio de Janeiro, Petrolina e Belo Horizonte, com a participação de especialistas brasileiros e da União Europeia.


Nos cursos, os empresários receberão informações sobre as exigências da legislação brasileira e do bloco europeu para o setor de alimentos (para consumo interno e exportação), inovações na logística especial para produtos perecíveis, conservação e transporte.


O evento integra o Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com cofinanciamento da União Europeia, que já beneficiou 2,5 mil pequenas e médias empresas desde 2005.


Participam da iniciativa as federações das indústrias dos estados de Pernambuco (Fiepe), de Minas Gerais (Fiemg), do Rio Grande do Sul (Fiergs), além do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES).


Os cursos acontecem entre os dias 16 e 23 de maio.

Divulgação
Divulgação