Programa “Capacitar Nordeste” traz alemães ao País

Nesta segunda-feira (14), a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) recebe, em Brasília, representantes da Câmara de Essen, da Alemanha, como parte da programação de reencontro do Programa Capacitar Nordeste. A agenda conta com workshops, encontros internacionais e passagens por Brasília, Curitiba e Recife.


Além dos empresários e representantes alemães, são esperados cerca de 21 presidentes de Associações Comerciais de cidades nordestinas e oito presidentes de Federações, bem como o diretor-financeiro do CACB, George Teixeira.


Os encontros no Brasil foram acordados em 2010, em uma visita realizada pela CACB à Câmara de Essen, e pretendem discutir resultados e possíveis melhorias a serem implementadas no programa Capacitar Nordeste, criado com o objetivo de fortalecer entidades, melhorar a representatividade das Associações por meio de gestão de qualidade e oferta de serviços.


O programa, desenvolvido em 30 Associações Comerciais e oito estados da região, criados em 2005, alcançou o prêmio “Melhor Projeto de Cooperação Internacional”, da Câmara Internacional de Comércio (ICC).


A iniciativa conta com o apoio da Fundação para o Desenvolvimento da Alemanha (SEQUA) e da Câmara de Essen. Nos últimos dois anos, o programa tem se expandido no Paraná, com apoio do SEBRAE, para mais de 50 associações.

Divulgação/CACB
Divulgação/CACB