São Paulo é a 22ª cidade mais cara do mundo

A edição atualizada do estudo “Preços e Salários”, realizado pelo banco suíço UBS em 73 cidades ao redor do mundo, revela que Oslo (Noruega), Zurique e Genebra (ambas na Suíça) são as cidades mais caras do planeta. São Paulo aparece na 22ª posição.


No ranking de maiores salários, Zurique, Copenhague (Dinamarca) e Genebra estão no topo. Jacarta (Indonésia), Manila (Filipinas) e Mumbai (Índia) aparecem por último. Nesse item, a capital paulista ocupa o 40º lugar.


A estatística, baseada na relação entre o salário líquido dos trabalhadores e o preço de produtos e serviços em cada país, aponta que as populações de Zurique, Sydney e Miami têm o maior poder aquisitivo do mundo. Os piores saldos foram registrados em Jacarta, Nairóbi (Quênia) e Manila. A disparidade entre os dois fatores posiciona os paulistanos em 44º lugar no ranking de poder de compra.


Os responsáveis pela pesquisa afirmam no relatório que os salários brutos extremamente altos e os impostos relativamente baixos fazem da Suíça um país amigável aos seus trabalhadores. Segundo eles, em nenhum outro lugar os funcionários levam para casa mais salário líquido no final do mês do que na Suíça, representada pelas cidades de Zurique e Genebra. Os preços dos produtos e serviços, no entanto, são 20% mais caros nas duas cidades do que em cidades do leste europeu.


Disparidades


O estudo indica, também, que as disparidades são maiores na Europa, onde os trabalhadores do leste recebem mais de três vezes a menos do que seus colegas do oeste.


Os autores do relatório usaram alimentos como ferramentas de comparação do poder aquisitivo dos habitantes de cada cidade. Segundo eles, em média, uma pessoa deve trabalhar 37 minutos para pagar um Big Mac, 22 minutos por um quilo de arroz e 25 minutos por um quilo de pão.


Em Tóquio (Japão), cidades norte-americanas e do leste europeu, o tempo de trabalho para comprar um Big Mac é menor (entre 12 e 20 minutos). Por outro lado, um habitante da cidade de Nairóbi precisa trabalhar duas horas e meia para ter dinheiro o suficiente para comprar o lanche.


E enquanto um suíço precisa somente de um dia de trabalho para adquirir um iPod Nano, um cidadão de Mumbai precisa do salário de quase um mês inteiro (20 dias) para comprá-lo.

SXC
SXC