A SAP anuncia os resultados do ano fiscal de 2015 na América Latina, em que as soluções relacionadas com a transformação digital dos clientes da região desempenharam um papel fundamental. A empresa registrou um crescimento de dois dígitos da receita de vendas de software em nuvem.
A plataforma de processamento de dados em tempo real SAP HANA teve grande adesão na região, puxada pelas vendas da solução de gestão S/4HANA, lançada no início do ano passado. A América Latina é uma das principais responsáveis pelos 2.700 clientes em todo o mundo que adotaram o software.
Um grande impulsionador do aumento da receita em nuvem foi a Ariba (uma empresa da SAP), cujas soluções para fortalecer redes eletrônicas para compra e vendas entre empresas e fornecedores, alcançaram um elevado nível de adoção. As expectativas do mercado crescem cada vez mais. De acordo com dados da consultoria de mercado IDC, os varejistas latino-americanos devem investir 30% a mais no desenvolvimento do comércio eletrônico este ano e os gastos em transações eletrônicas na região alcançarão US$ 68,8 bilhões.
“As oportunidades são infinitas no contexto da economia digital e as empresas da região estão se preparando para competir com mais força nesse novo mundo dos negócios”, diz Claudio Muruzábal, presidente da SAP América Latina. “Estamos mantendo nosso foco nos clientes, ouvindo suas demandas e fornecendo soluções adaptadas aos seus negócios para ajudá-los a navegar pela transformação digital”, acrescentou.
Em uma classificação por país, o crescimento no Brasil teve um destaque particular. Apesar da situação adversa do mercado, algumas empresas, como a Embraer, estão abraçando a inovação como a melhor maneira de se recuperar e crescer. A empresa de capital misto criada em 1969, que fabrica aviões comerciais, executivos, militares e de uso agrícola, escolheu a solução SAP HANA para evitar a obsolescência técnica, considerando a próxima década, e garantir o cumprimento das normas ITAR (regulação sobre o tráfico internacional de armas) com um impacto mínimo em suas operações.
As soluções on-premise (adquiridas com a compra de licenças de uso de software), que compõem um negócio tradicional da empresa, tiveram um aumento de dois dígitos durante o quarto trimestre de 2015, um fato inédito considerando que se trata de um segmento em que o mercado total está apresentando queda. Nessa área, houve uma grande atuação do Brasil e também do Chile e da América Central.
Em uma análise por setor de atividade, as áreas que mostraram crescimento mais relevante foram Saúde, Varejo e Telecomunicações.
O segmento das pequenas e médias empresas, que representa 80% do total de clientes da empresa na região da América Latina, experimentou um crescimento de dois dígitos.
Globalmente, a SAP reportou durante o ano fiscal 2015 um crescimento de 12% em moeda constante nas receitas de software e soluções de nuvem, superando a previsão de crescimento que era de 8% a 10% em moeda constante. Novas vendas de assinaturas de nuvem – um indicador-chave do sucesso da SAP na nuvem – cresceram 103% no ano fiscal de 2015, atingindo € 890 milhões.
Foto: CC/Flickr/Ken Teegardin 2