A SCHOTT AG, empresa alemã das áreas de Vidro Especial e Vitrocerâmica, continuou a crescer no ano fiscal 2015/2016. Na comparação com o ano fiscal anterior, a companhia registrou aumento de 3% nas vendas, representando pouco menos de EUR 2 bilhões. O EBIT (Lucros Antes de Impostos) aumentou 26%, de EUR 178 milhões para EUR 223 milhões e o resultado líquido consolidado cresceu 47%, atingindo EUR 139 milhões.
“O ano fiscal de 2015/2016 foi excelente para a SCHOTT. Estamos dando continuidade ao desenvolvimento positivo dos negócios que alcançamos nos anos anteriores”, destaca Dr. Frank Heinricht, chairman do Conselho de Gestão durante apresentação de resultados anuais. “Cumprimos plenamente nossos objetivos, especialmente no que diz respeito à rentabilidade, demonstrando toda a nossa competitividade”.
As vendas aumentaram em 3%, saindo de EUR 1,93 bilhões em 2014/2015 para EUR 1,99 bilhões em 2015/2016. Todos os três segmentos materiais de precisão, indústrias ópticas e aplicação de tecnologias para o lar. A participação estrangeira nas vendas permaneceu a mesma, em 86% e praticamente metade das vendas foram geradas na Europa, enquanto América do Norte, Sul e Ásia representaram cerca de um quarto cada. A demanda de conexões para isolamento vidro-metal, ou GTMS, em eletrônicos foi particularmente significativa. O número de funcionários em todo o mundo permaneceu o mesmo, em 15 mil, dos quais 5.200 estão localizados na Alemanha, e 1.090 no Brasil.
Durante a apresentação dos resultados anuais, o CFO Dr. Jens Schulte ressaltou que a empresa conseguiu mostrar pela primeira vez em dez anos uma liquidez positiva. “Em conjunto com as linhas de financiamento já existentes, isso nos proporciona condições suficientes para fazer futuras aquisições”, explica. A taxa de equidade manteve-se praticamente inalterada, em 22%. Os investimentos em propriedade, planta e em equipamentos representaram EUR 173 milhões no ano fiscal 2015/2016, um aumento de EUR 17 milhões na comparação com o ano fiscal anterior. Esses investimentos incluem a capacidade de expansão em Mitterteich, a expansão do CERAN® Technology Center em Mainz – ambos na Alemanha – e a construção de uma nova planta para embalagens farmacêuticas (frascos e ampolas) no sul de Xangai.
Objetivo: aumentar competitividade e criar novo potencial de crescimento
Após um bom início nos primeiros três meses, a empresa espera alcançar um aumento nas vendas entre 3% e 5% para o ano fiscal como um todo. “Queremos que a SCHOTT continue crescendo de maneira sustentável e rentável, prestando um serviço ainda melhor ao cliente e tenha um desenvolvimento consistente de novas oportunidades de negócios”, destaca Heinricht. As últimas inovações também vão contribuir para o sucesso dos negócios, o que inclui o SCHOTT CERAN® Miradur™, o primeiro e único painel de estufa de vitrocerâmica resistente a riscos.
A companhia está estabelecendo ainda um novo padrão de qualidade chamado perfeXion™, cujo intuito é atingir zero defeitos na produção de tubos farmacêuticos. Com mais de 100 mil registros por minuto, o big data ajuda a controlar a produção em tempo real, oferecendo suporte aos clientes rumo à indústria 4.0.
Para este novo ano fiscal a companhia planeja investir EUR 195 milhões e um dos focos é a expansão da capacidade dos negócios em embalagens farmacêuticas em países como a China, Índia, Suíça e Alemanha.
Foto: Divulgação SCHOTT