Setor alimentício oferece potencial para empresas alemãs

A indústria de alimentos alemã tem no mercado brasileiro um grande potencial de investimento. Segundo a agência alemã de investimentos GTAI, enquanto as importações do setor no Brasil crescem a uma taxa de 30% ao ano, apenas 3% dos produtos são de origem alemã.


Entre os produtos alemães mais exportados para o País estão pasta de cacau em pó para a indústria de chocolate, batatas em conserva e congeladas, e cerveja. Argentina, Estados Unidos, China e Chile são os países dos quais o Brasil mais importa.


No primeiro trimestre deste ano a indústria brasileira de alimentos cresceu 6,2%. No ano passado, o faturamento chegou a R$ 331 bilhões, um crescimento de 7,1% frente a 2009, conforme dados da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia).


Um artigo publicado pelo GTAI constatou que, embora o País ofereça um grande potencial nesse setor, poucas empresas alemãs de alimentos estão presentes no mercado nacional. As mais conhecidas são Dr. Oetker, Melitta e Eberbach. Segundo o artigo, as companhias alemãs ficaram muito focadas nos novos mercados do Oriente e demoraram para reconhecer a dinamismo do Brasil nesse segmento.

SXC
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