Publicidade

Economia
24 de setembro de 2012

Setor de veículos comerciais tem ano difícil na UE

Por banews

Nenhuma imagem disponível na galeria.


Após dois anos muito bons, em 2012 as condições de mercado se tornaram mais duras para o setor de veículos comerciais na Europa. A afirmação foi feita pelo presidente da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA, na sigla em alemão), Matthias Wissmann, durante a 64ª IAA, feira dedicada aos veículos comerciais que acontece em Hannover até a quinta-feira (27).



Segundo o dirigente, a indústria sente os efeitos da crise da dívida em alguns países do sul do continente, e o mercado de caminhões pesados (acima de 6 toneladas) na Europa Ocidental encolheu para 250 mil unidades neste ano.



“Ainda assim, nós não podemos restringir nosso olhar para a Europa. O mercado global para caminhões acima de 6t – que é relevante para os fabricantes de veículos comerciais da Alemanha – tem se mantido estável em 2012. O crescimento nos Estados Unidos pode compensar a queda na Europa Ocidental. Em 2012, o mercado norte-americano vai se expandir em 20%, para 350 mil unidades. Isso vai beneficiar os fabricantes alemães, que detêm cerca de 30% do mercado de caminhões das classe 4 a 8 (acima de 6,3t) nos EUA. E não podemos esquecer o mercado russo. Nesse ano, ele vai crescer 25%, e, com mais de 160 mil veículos, tem quase o dobro do tamanho do mercado alemão”, ressaltou Wissmann.



O presidente da VDA enfatizou que “a mobilidade é o fundamento para a prosperidade em nossa sociedade e é um pré-requisito para um setor industrial bem-sucedido. A Alemanha gera mais de um quarto (27%) do valor agregado industrial bruto na União Europeia (UE)– o que é mais do que o produzido pelo Reino Unido e pela França juntos”.



Wissmann afirmou ser perigoso que os valores agregados industriais dos países europeus estejam se afastando cada vez mais. “Na Alemanha, particularmente em anos recentes, temos visto que é a indústria manufatureira que faz a roda girar em tempos difíceis. O país, com sua forte base industrial, escapou da crise e está numa posição mais robusta do que muitos outros membros da UE. Nenhum outro país na Europa investe tanto em pesquisa e desenvolvimento, e cerca de um terço do investimento alemão nessas áreas nasce da indústria automotiva. Apenas com esse investimento enorme, a Alemanha consegue manter a sua liderança em tecnologia. Nossas empresas sabem que aquelas que pararam de melhorar, pararam de ser boas no que fazem”, completou o dirigente.



A IAA conta com 1.904 expositores de 46 países, e vai ser palco de mais de 350 premieres de produtos e serviços do setor de veículos comerciais.

Divulgação 64ª IAA Hannover
Divulgação 64ª IAA Hannover

Compartilhe:

Artigos relacionados