Siemens investirá 1 bilhão de euros na Alemanha para projeto de metaverso industrial

Foto: Divulgação Siemens

A Siemens está executando rigorosamente sua estratégia de investimento de 2 bilhões de euros anunciada em junho deste ano. Deste montante, a companhia destinará cerca de 1 bilhão de euros na Alemanha para reforçar a potência inovadora do País.

Na presença do Chanceler Alemão Olaf Scholz, a empresa anunciou a criação de seu novo Campus de Tecnologia em Erlangen, com um montante de cerca de 500 milhões de euros para expandir sua capacidade de desenvolvimento e produção. Como resultado, a Siemens está transformando Erlangen em um centro global de pesquisa e desenvolvimento, com um núcleo de atividades tecnológicas globais para o metaverso industrial. Essas etapas permitirão que a Siemens acelere o seu crescimento geral, impulsione a inovação e aumente sua resiliência.

Os investimentos anunciados focam principalmente em novas capacidades de produção, laboratórios de inovação, centros educacionais e outras unidades da Siemens. Também reforçam o compromisso da Siemens com a região metropolitana de Nuremberg.

Com cerca de 3.500 funcionários, a unidade atual já abriga uma fábrica de nível mundial para produtos-chave em automação industrial e digitalização. Hoje, a produção em Erlangen já é altamente automatizada, com pessoas e robôs trabalhando lado a lado. Por meio desse investimento, a Siemens está criando um projeto para o metaverso industrial, uma representação virtual do mundo real – fotorrealista, baseado em física e em tempo real. O uso direcionado de dados físicos relevantes e a aplicação de inteligência artificial estão criando a geração de alta tecnologia, que produz mais sustentabilidade e pode responder com flexibilidade às mudanças do mercado.

“Este investimento é um grande sinalizador da Alemanha como um local de inovação e produção. A fábrica de última geração que está sendo construída em Erlangen é um bom exemplo de como nossa economia está se movendo em direção a um futuro neutro em termos de clima – como um forte país industrial e bons empregos sustentáveis”, destaca o Chanceler Alemão Olaf Scholz. 

Roland Busch, Presidente e CEO da Siemens AG, reforça que a Siemens está apostando na inovação na Alemanha e lançando a próxima etapa da digitalização, criando a base para o metaverso industrial na região metropolitana de Nuremberg. “Aqui, no novo campus, combinamos os mundos real e digital. Junto com parceiros, estamos desenvolvendo novas tecnologias digitais no metaverso e revolucionando a forma como produziremos no futuro – com muito mais eficiência, flexibilidade e sustentabilidade”.