No dia 27 de maio foi sancionada a Lei Municipal 15.997, que oferece incentivo tributário para os proprietários de veículos elétricos e híbridos na cidade, como ferramenta para diminuir a poluição e melhorar o meio ambiente. Está prevista a devolução de até 50% do valor do IPVA. A medida também autoriza a liberação do rodízio municipal. Depois de aprovada a legislação, a prefeitura tem 30 dias para detalhar como ela será cumprida.
Inicialmente um dos artigos previa bônus de R$ 10 mil para todo cidadão que trocasse um carro com motor a combustão por um elétrico ou híbrido. Este aspecto, no entanto, foi vetado pelo prefeito Fernando Haddad, que considerou que o benefício poderia comprometer a aplicação de recursos públicos em outras ações governamentais.
A legislação de São Paulo pode estimular a adoção de políticas semelhantes em outras cidades brasileiras. Há, no entanto, forte expectativa acerca da definição de uma política do governo federal que incentive carros elétricos e híbridos. Em julho de 2013 a Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, entregou proposta para viabilizar a venda e o desenvolvimento destes modelos no Brasil ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
O documento apresentou seis tecnologias de propulsão alternativa e sugeriu prazos distintos para a viabilização de cada uma delas. Entre as opções, estão modelos híbridos com motores bicombustível álcool-gasolina e elétricos, além de elétricos com células de combustível alimentadas com hidrogênio extraído do etanol. Segundo a Anfavea, o assunto tem sido fortemente debatido no governo.
Com informações Automotive Business