Todos os dias milhares de pessoas que moram em cidades passam parte do seu tempo dentro de um elevador. A viagem rotineira, que leva apenas segundos ou minutos, pode ser mais agradável com uma decoração diferenciada. Além de valorizar o imóvel, o investimento amplia a sensação de conforto e segurança ao estabelecer um impacto visual com os passageiros.
Atenta a essas tendências, a thyssenkrupp desenvolveu a New Art Collection, nova linha de cabinas que oferece aos clientes inúmeras possibilidades para decorar e personalizar o elevador. A partir de diversos tipos de materiais, cores e texturas, os projetos não terão limites de criação e inovação. “Já imaginou entrar no elevador e dar de cara com a imagem do Pão de Açúcar, cartão postal do Rio de Janeiro, ou quem sabe com o distintivo do seu time de futebol e até mesmo com a logamarca da sua empresa? Com a linha New Art Collection, dependendo da criatividade e do desejo do cliente, tudo é possível para transformar o elevador em uma peça de decoração do empreendimento”, afirma Marcelo Rosa, gerente de Engenharia de Produto da área de Negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para o Brasil.
Além do padrão tradicional em aço inoxidável, os painéis que revestem a cabina do elevador podem ser de vidro ou laminado com opções de cores e texturas. O inox também está renovado a partir de três modelos desenhados. “O vidro, por exemplo, pode ser colorido e temos a opção de vidro serigrafado personalizado para o cliente, técnica que permite aplicar um desenho nos painéis de acordo com o desejo do consumidor. Assim, quando entra no elevador, o passageiro é transportado para o universo do cliente, a partir de referências estampadas nos painéis da cabina”, ressalta o Rosa.
O laminado também traz a opção de revestimentos coloridos – branco, bege, vermelho e preto -, além dos modelos texturizados – palha, grafite e madeira. Segundo o gerente, o uso de painéis coloridos é uma tendência mundial muito forte. “No Brasil, o inox ainda é líder em vendas, mas com a oferta de novos materiais, o cliente vai poder inovar”.
O design da nova linha também é diferenciado. Os cantos são retos e as botoeiras são planas, acompanhando o alinhamento dos painéis, o que torna o ambiente maior, gerando uma sensação de conforto e segurança. Para compor o conjunto, quatro novos modelos de sub-tetos foram desenvolvidos, misturando dois materiais: inox e acrílico.
Desenvolvida pela área de Engenharia de Produtos da thyssenkrupp, a New Art Collection é extremamente versátil, podendo se adequar a qualquer projeto arquitetônico, a partir de uma mesma plataforma. O que muda são os opcionais que cada cliente escolhe.
O empreendimento Praiamar Corporate, em Santos, litoral de São Paulo, em construção pelo Grupo Mendes, será o primeiro empreendimento do Brasil com a nova linha. Ideal para prédios corporativos de alto padrão, a cabina tem capacidade para até 30 pessoas e foi desenvolvida para atender a norma de acessibilidade NM 313.
Foto: Divulgação thyssenkrupp