Turíngia envia representantes ao Brasil


Desembarcou nesta terça-feira (21), em São Paulo, a delegação do Estado alemão de Turíngia. Representantes de seis empresas da região, de duas universidades e de outras instituições locais, acompanhados pelo ministro da Economia, Trabalho e Tecnologia do Estado, Matthias Machnig, fazem parte do grupo que vem ao Brasil em busca de novas perspectivas de negócios e mercados.



A programação, que inclui rodadas de negócios, visitas a instituições brasileiras e participação em seminários, foi organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK). Na quarta-feira (22), o destino é o Rio de Janeiro, onde o grupo participa de um seminário no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), visando analisar informações de mercado envolvendo as Olimpíadas de 2016.



O ministro Matthias Machnig, em entrevista ao portal Brasil-Alemanha TV, ressaltou a evolução que observou no Brasil de 2009, quando esteve aqui participando da primeira edição da Ecogerma, até este ano: “O Brasil se desenvolveu bastante nesse período e despertou ainda mais o nosso interesse. De 2010 para cá mais de 100 novas empresas alemãs se instalaram no País, um mercado cada vez mais  importante para a Alemanha”, afirma.



Para o ministro, o Brasil oferece boas condições para as empresas da Turíngia. Segundo ele, um dos objetivos do Estado para os próximos anos é aumentar o seu índice de exportação, que hoje varia entre 31% e 32% da produção. “Nossa meta é fortalecer a nossa internacionalização, precisamos levar nossas empresas para o mercado internacional. É por isso que organizamos delegações como esta. Vejo muitas oportunidades especialmente nas áreas de tecnologia médica, energias renováveis e eficiência energética, além, é claro, da indústria de equipamentos em geral”, explica Machnig.



Segundo o Serviço Federal Alemão de Estatísticas (Destatis), as exportações de produtos da Turíngia para o Brasil atingiram a marca de € 90,8 milhões em 2011 – alta de 24,1% em comparação com 2010 e de 45,5% em relação a 2009. As importações do Brasil feitas pela Turíngia chegaram a € 21,4 milhões no ano passado. Para essa categoria, o aumento foi de 43,3% no comparativo com a marca registrada em 2009. “A Turíngia é um Estado muito interessante. Temos um portfólio industrial amplo nos setores químico, automobilístico, óptico e fornecedores em geral. O Brasil é um importante parceiro e tem muito potencial para fortalecer sua relação comercial conosco”, completa Machnig.



A delegação retorna à Alemanha na quinta-feira (23), direto do Rio de Janeiro. A expectativa, segundo os participantes do grupo, é voltar para casa com ótimos contatos e boas perspectivas de negócios futuros.



 

SXC/Divulgação
SXC/Divulgação